Ir direto para menu de acessibilidade.

O que fazer se...

Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 11h02 | Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 11h10 | Acessos: 636

Eu perder o prazo de matrícula?
A data de matrícula é definida com bastante antecedência no Calendário Acadêmico. Então tente se programar para evitar perder o prazo, afinal, a matrícula é sua responsabilidade. Se for viajar, não esqueça de levar o celular ou verificar se o seu destino tem acesso a internet. Se não houver, converse com um parente de confiança para que ele entre no sistema e faça por você.

Mas se mesmo assim eu perder?
É possível fazer matrícula fora do prazo. Se você apresentar uma justificativa plausível, por escrito, podemos preparar um ofício e pedir ao CIAC matricular você, se houver vaga.

Minha matrícula for indeferida?
Seu pedido de matrícula pode ser recusado quando o número de pessoas solicitando for maior que o número de vagas reservadas for esgotado. Isso costuma acontecer em laboratório, em que normalmente o número de vagas é bem reduzido.

Para evitar esse problema, a coordenação normalmente conversa com os representantes antecipadamente para saber quantos alunos da manhã e da tarde precisam de uma determinada disciplina de laboratório. As vagas são reservadas conforme essa informação, mas acontece às vezes do aluno não se manifestar ao representante ou ele informar errado o seu turno. Nestes casos, você deve informar imediatamente seu representante ou a coordenação, antes do final do ajuste de matrícula. Normalmente o que fazemos é corrigir a reserva de vagas para que você seja atendido.

Entretanto, é preciso informar que às vezes a demanda excede muito a oferta e a matrícula é recusada simplesmente porque em uma turma onde cabem 15, 20 estão pedindo vaga. O SIGAA usa um algoritmo de priorização sobre o qual a Faculdade não tem controle. Então, nesses casos, infelizmente, para não perdermos em qualidade, a pessoa que fica de fora deve aguardar a próxima oferta.

Se um conceito for lançado errado?
Converse com o professor. Normalmente deixamos um tempo antes de fechar a turma definitivamente com as notas, algo em torno de uma semana. Esse é o tempo para o aluno verificar se o conceito está certo (ou se discorda dele) e se manifestar. Evite confusão. Se tiver algo a falar, fale antes da turma fechar, porque se deixar para depois, o processo dá muito mais trabalho.
Caso não consiga se entender com o professor, o processo precisa ser encaminhado via direção à PROEG para que analisem a situação e autorizem o CIAC a alterar o conceito do aluno.

Meu histórico for alterado incorretamente?
Muito raramente, alguns alunos testemunham comportamento estranho do SIGAA que altera os conceitos do histórico escolar sem nenhuma razão aparente. É terrível, mas acontece, não é um sistema à prova de falhas.
Observe que para detectar esse erro é preciso conferir o seu histórico periodicamente. É fortemente recomendado que todo o semestre você tire uma cópia pessoal do seu histórico e verifique se está tudo OK (seu CRG, seus conceitos, etc.). E se não estiver, procure a direção imediatamente. NÃO deixe para depois, pois este tipo de solução costuma demorar e você não vai querer atrasar o seu diploma por causa de um erro do programa.