Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Início > Guia do Estudante > Aulas de laboratório
Início do conteúdo da página

Aulas de laboratório

Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 11h54 | Última atualização em Sexta, 04 de Fevereiro de 2022, 16h54 | Acessos: 213

Turmas de laboratório são ofertadas com o número reduzido de vagas, normalmente 12 a 16 devido a limitações do espaço. Alunos que normalmente cursam disciplinas teóricas na mesma sala de aula, precisam se dividir em duas turmas na hora de matricular em laboratório. Turmas diferentes do mesmo laboratório fazem a disciplina em horários diferentes, às vezes até em dias diferentes.

Devido ao número de vagas inferior à demanda, acontece de alguns alunos terem o pedido indeferido durante o primeiro processamento da matrícula. Às vezes acontece porque o número de solicitantes é maior que o de vagas, mas há casos de indeferimento porque esgota o número de vagas para um determinado turno, mesmo sobrando para o outro. Por exemplo: reservamos 6 vagas para alunos da manhã e 6 para tarde, mas solicitam 7 da manhã e 5 da tarde.

 A solução que tem funcionado razoavelmente bem é a seguinte.

  1. Primeiro, sondamos a demanda durante o planejamento, para saber quantos alunos da manhã e da tarde precisam do laboratório no total (isto é feito para cada disciplina de lab).
  2. Depois ofertamos UMA turma de laboratório com o máximo admissível naquele semestre (por exemplo 24 vagas), distribuídas nos turnos conforme a pesquisa de demanda.
  3. Após o processamento, criamos uma segunda turma e transferimos alguns alunos da primeira para ela. 

Embora a segunda turma seja criada somente depois do processamento da matrícula, avisamos com bastante antecedência o dia, horário e professor que será responsável por ela para que os alunos possam se planejar. 

O critério de transferência é a ordem de solicitação de matrícula (conforme a lista montada pelo SIGAA). Aqueles que solicitam primeiro ficam na turma original, enquanto a segunda metade dos alunos é transferida para a turma criada posteriormente. Excepcionalmente, a Faculdade pode abrir uma exceção e distribuir os alunos conforme sugestão da turma, desde que apresentada pelo representante discente em tempo hábil e dentro do período de ajuste de matrícula.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página