Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projeto Domótica
Início do conteúdo da página

PROJETO DE EXTENSÃO DOMÓTICA

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 02h13 | Última atualização em Sábado, 04 de Setembro de 2021, 16h10 | Acessos: 894
imagem sem descrição.

A Domótica é termo que define a aplicação de tecnologias para o gerenciamento da automação no contexto residencial.  Com a popularização de plataformas de prototipagem como o Arduino, muitas tecnologias domóticas podem ser implementadas em residências da região amazônica do baixo Tocantins com baixo custo de investimento. Este projeto tem o intuito de aplicar tecnologias domótica com baixo custo baixo custo no município de Tucuruí, motivando interesse de jovens e adultos da comunidade para as aplicações de domótica com o Arduino, contribuindo com a formação tecnológica de qualidade na Amazônia para a equipe técnica e socializando o conhecimento desta área de conhecimento da engenharia elétrica.

 

Público-Alvo: Acadêmicos de Engenharias, estudantes do ensino médio e técnico, adolescentes acima dos 15 anos, adultos e profissionais autônomos.

Objetivo Geral: Aplicar as tecnologias de automação residencial (Domótica) com baixo custo baixo custo no município de Tucuruí, motivando interesse de jovens e adultos da comunidade para as aplicações de domótica com o Arduino, contribuindo com a formação da equipe técnica e socializando o conhecimento desta área da engenharia elétrica. 

Objetivos Específicos:

  1. Socializar conceitos básicos da Engenharia Elétrica de forma didática para alunos de escolas de ensino médio e técnico do município de Tucuruí.
  2. Realizar minicursos e palestras para disseminar a tecnologia domótica, nas escolas de ensino médio e técnicas do município.
  3. Motivar o desenvolvimento de soluções em tecnologia domótica para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência.
  4. Desenvolver aplicativos básicos para smartphones Android® para comunicação wireless com microcontroladores; 
  5. Motivar o estudo sobre instalações de circuitos elétricos: Iluminação, tomadas, sensores, partida de motores, alarmes, proteções, entre outros.
  6. Realizar minicursos sobre projeto e construção de placas de circuitos impressos, por abordagem prática.
  7. Mostrar as vantagens de utilização da automação para alavancar principalmente conforto e segurança;

Equipe

  • Prof. Dr. Ewerton Ramos Granhen - Coordenador
  • Diego Antonio Silva de Jesus
  • Telson Galdino Pinheiro Teixeira
  • Bárbara Barros Penteado
  • Josemar Lopes de Oliveira
  • Kayse dos Santos Martel Júnior
Fim do conteúdo da página