Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Trabalho de conclusão de curso

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 22h46 | Última atualização em Sábado, 04 de Setembro de 2021, 00h27 | Acessos: 77

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é um módulo obrigatório que é oficialmente realizado no décimo bloco. Opcionalmente, ele pode ser feito antes (nono bloco), quando solicitado pelo estudante mediante justificativa plausível.

O TCC é uma forma do estudante demonstrar o que aprendeu ao longo do curso, preferencialmente integrando diversos conhecimentos em um único trabalho. Para comprovação, ele deve preparar e defender uma monografia (tipicamente 50 a 100 páginas) descrevendo o trabalho realizado. A defesa é uma apresentação oral, de 40 minutos feita em sessão pública perante uma banca de examinadores (normalmente 3 docentes) da UFPA.

O tema deve estar dentro da área de Engenharia Elétrica, mas pode ser de diversos tipos, tais como: simulação, estudo de caso, desenvolvimento de protótipo, execução de serviço de Engenharia, projeto, dentre outras possibilidades.

Os estudantes devem se planejar com a devida antecedência para preparar um trabalho de qualidade. Recomenda-se a preparação com pelo menos 1 ano de antecedência, visando planejamento, coleta de dados, realização de experimentos, redação e revisão do texto.

O rito de defesa é bem simples:

1. O presidente da banca dá informações e autoriza a defesa
  2. O aluno assume a palavra por 40 minutos para expor o seu trabalho
  3. O presidente da banca passa a palavra aos examinadores para comentar o trabalho e fazer perguntas ao aluno
  4. Depois dos examinadores,  os membros da plateia também podem fazer arguição
  5. Após todas as perguntas, a banca solicita um momento de reunião reservada para definir um conceito para o trabalho
  6. O presidente divulga o resultado da avaliação após a reunião da banca

Após a defesa, o estudante tem 15 dias para corrigir o trabalho escrito. O orientador fará a conferência e se estiver tudo OK, o conceito é lançado. Após o lançamento, o discente deve procurar a secretaria acadêmica para providenciar a entrega do trabalho para que ele seja incorporado à Biblioteca.

Para mais detalhes, consulte nossa resolução oficial de TCC, bem como a resolução complementar para defesa de TCC remota.

Para produção de um documento de boa qualidade, verifique nossos templates.

Documentos úteis: